A Revista da DPERS alcança o Qualis B2 da CAPES e passa a integrar o MIGUILIM (Ibict).
O Qualis Periódicos é o conjunto de procedimentos adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão fundado junto ao Ministério da Educação (MEC), para avaliar a qualidade dos periódicos científicos nacionais e internacionais. Na avaliação quadrienal mais recente, realizada no período de 2017 a 2020, os periódicos foram classificados nos seguintes extratos: A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, B5 e C.
A Revista da DPERS, vinculada à Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, obteve Qualis B2 na avaliação quadrienal 2017-2020 da CAPES. A nova classificação representa a terceira melhor avaliação dentre as 11 revistas científicas publicadas pelas Defensorias Públicas do país. Anteriormente, a Revista da DPERS foi classificada no estrato Qualis C nas avaliações de 2010-2012 e 2013-2016.
A melhora na classificação é o reconhecimento dos aprimoramentos sendo realizadas no periódico nos últimos anos. Portanto, a valorização pela CAPES implica maior credibilidade e visibilidade para o periódico e para os autores que nele publicaram. Vale ressaltar que no período de 2021 a 2022 também ocorreram melhorias significativas na revista, como a já noticiada indexação no DOAJ. Tendo isso em vista, espera-se obter uma classificação ainda maior na avaliação a ser realizada no período de 2021 a 2024. Em decorrência das últimas implementações recebemos hoje o convite para integrarmos o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Além disso, o presente periódico também foi indexado no Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras, o MIGUILIM, a iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) criada com o intuito de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil.