Medicina Legal como meio garantidor da justiça

Autores

  • Luana Bonamigo
  • Graziela de Oliveira Kohler

Palavras-chave:

Judiciário, Justiça, Medicina Legal, Perícia

Resumo

“A arte de pôr conceitos médicos aos serviços da administração da Justiça” (Lacassagne). “A aplicação das ciências médicas ao estudo e solução de todas as questões especiais, que podem suscitar a instituição das leis e a ação da Justiça” (Legrand Du Saule). A Medicina Legal é um ramo vasto e complexo, que tem por objetivo unir a Medicina e o Direito com o propósito de trazer clareza a determinadas situações jurídicas. O objetivo do presente artigo é explanar os diversos campos de atuação da Medicina Legal, demonstrando com exemplos práticos que a esfera de ação da matéria vai além da perícia criminal. Ainda, será desenvolvida a grande importância do instituto como forma de alcançar a justiça. O método empregado é o analítico, com utilização do estudo bibliográfico. Os resultados absorvidos foram no sentido de que a Medicina Legal é um ramo indispensável e valoroso para alcançar respostas e, portanto, tem papel fundamental como meio garantidor de Justiça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Bonamigo

Graduanda do Oitavo Semestre do Curso de Bacharelado em Direito; Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG); Estagiária na Justiça Federal, Núcleo de Caxias do Sul, com o Juiz responsável Rafael Martins Costa Moreira.

Graziela de Oliveira Kohler

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Graduada em Bacharelado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

BONAMIGO, L.; KOHLER, G. de O. Medicina Legal como meio garantidor da justiça. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 16, p. 211–224, 2016. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/197. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Convidados