Medicina Legal como meio garantidor da justiça
Palavras-chave:
Judiciário, Justiça, Medicina Legal, PeríciaResumo
“A arte de pôr conceitos médicos aos serviços da administração da Justiça” (Lacassagne). “A aplicação das ciências médicas ao estudo e solução de todas as questões especiais, que podem suscitar a instituição das leis e a ação da Justiça” (Legrand Du Saule). A Medicina Legal é um ramo vasto e complexo, que tem por objetivo unir a Medicina e o Direito com o propósito de trazer clareza a determinadas situações jurídicas. O objetivo do presente artigo é explanar os diversos campos de atuação da Medicina Legal, demonstrando com exemplos práticos que a esfera de ação da matéria vai além da perícia criminal. Ainda, será desenvolvida a grande importância do instituto como forma de alcançar a justiça. O método empregado é o analítico, com utilização do estudo bibliográfico. Os resultados absorvidos foram no sentido de que a Medicina Legal é um ramo indispensável e valoroso para alcançar respostas e, portanto, tem papel fundamental como meio garantidor de Justiça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.