Em nome do pai, em proteção ao filho
Palavras-chave:
Paternidade, Responsabilidade, Efetividade, Pai, Reconhecimento da paternidade, Criança, Prioridade absolutaResumo
A paternidade responsável é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito por revelar-se como essencial para o desenvolvimento saudável da criança. Entretanto, a inegável realidade nos informa que muitos não possuem pai registral e, pior, em face dos vários obstáculos existentes, alguns jamais atingirão esse objetivo. Por tudo isso, trazemos um breve relato, mais prático do que teórico, de como auxiliar essas pessoas - principalmente, menores de idade - a identificar um pai que seja presente em sua vida. Nesse contexto, é fundamental a atuação do Defensor Público em proteção desse direito. Passando pela demonstração dos problemas mais comuns enfrentados pelas mães e de como superá-los junto com elas, a abordagem também traz a figura paterna como culpada-vítima dessa situação. O artigo não tem por escopo exaurir o problema, mas, sim, tornar o tema presente para ser discutido.
Downloads
Referências
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.