Os povos indígenas no Brasil
a violência do Estado e as formas de resistência
Palavras-chave:
Povos Indígenas; Violência do Estado; Formas de Resistência; Necropolítica; Vidas Destruídas.Resumo
O presente trabalho aborda a violência do Estado brasileiro em face dos povos indígenas como dinâmica e prática política que determina as vidas que não merecem ser vividas, bem como busca identificar as formas de resistência dos indígenas como modos de afirmação da importância de suas vidas e sua cultura. A partir do referencial teórico e doutrinário sobre a concepção de necropolítica e de biopolítica e seus reflexos e impactos na sociedade moderna, e tendo como análise a contextualização dos dados divulgados no Atlas da Violência 2021 e do Relatório da Violência contra os Povos Indígenas, publicado em 2020 pelo Conselho Missionário Indigenista conclui-se que no Brasil a destruição das vidas indígenas e seus modos de existir se traduz numa das formas de regulação da vida social, que determina as vidas que merecem ser vividas e as vidas que devem ser destruídas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.