Norma penal em branco heterogênea
uma análise sobre a insegurança jurídica no âmbito constitucional
Palavras-chave:
Norma, Insegurança, Heterogênea, Penal, ConstitucionalResumo
Este estudo objetiva avaliar a insegurança jurídica no âmbito constitucional das normas penais em branco e sua aplicabilidade como ferramenta de complementação dessas normas. Primeiramente, restou analisada, de forma breve, sua evolução histórica, indicando-se o constante conflito em relação ao seu complemento. Posteriormente, são classificadas as normas penais em branco em seu modo analítico e tradicional. Por último, foi abordado o problema da insegurança jurídica à luz da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, bem como a discussão doutrinária com espeque em tal insegurança causada. Este referencial teve fundamento bibliográfico, buscando através da literatura jurídica compreender os mecanismos existentes para utilização das normas bem como entender a classe doutrinária e acadêmica que ainda busca um melhor entendimento a esse respeito, partindo dos pressupostos do Supremo Tribunal Federal e seu posicionamento pela constitucionalidade dessas normas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.