As implicações dos laços familiares na formação das identidades

um estudo acerca de sua (in)observância na jurisprudência no Brasil

Autores

  • Ana Laura Weber
  • Angelita Maria Maders

Palavras-chave:

Laços familiares, Identidades, Afeto, Consanguinidade, Jurisprudência brasileira

Resumo

Este texto versa sobre as implicações dos laços familiares na formação das identidades e sua observância na jurisprudência brasileira. A questão central é verificar se os laços familiares, tanto os afetivos quanto os consanguíneos, influenciam na formação das identidades do sujeito e, ainda, se e de que forma os referidos laços são tratados pela jurisprudência brasileira, em especial pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Por meio do método de abordagem dedutivo e do método de procedimento histórico e monográfico, com a utilização de pesquisas bibliográficas e jurisprudenciais, verificou-se que os laços familiares, afetivos e consanguíneos são essenciais à formação e desenvolvimento do sujeito e de suas identidades, sendo, devido a isso, levados em consideração nas decisões do Tribunal gaúcho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Laura Weber

Graduada em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA. Pósgraduada em Direito Tributário pela Anhanguera/Rede LFG. Advogada. Mestre em Direito pela URI Campus de Santo Ângelo/RS.

Angelita Maria Maders

Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Gestão, Desenvolvimento e Cidadania pela UNIJUÍ. Doutora em Direito pela Universidade de Osnabrück (Alemanha). Pós-doutora pela Universidade de Santiago do Chile. Membro do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

WEBER, A. L.; MADERS, A. M. As implicações dos laços familiares na formação das identidades: um estudo acerca de sua (in)observância na jurisprudência no Brasil. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 23, p. 94–117, 2019. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/111. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Convidados