Inviabilidade do acordo de não persecução penal no ordenamento jurídico brasileiro

Autores

  • Paola Gabrielle Inda Teixeira
  • Taina Spadoa Vidi
  • Renata Sebben Mohr
  • Joana Carvalho Machado
  • Ulysses Fonseca Louzada

Palavras-chave:

Acordo de Não Persecução Penal. Devido Processo Legal. Justiça Penal Negocial. Princípios Constitucionais. Processo Penal.

Resumo

Pretende-se, neste trabalho, analisar o instituto do Acordo de Não Persecução Penal sob a égide de sua (in)constitucionalidade no processo penal brasileiro, tendo em vista a indisponibilidade da ação penal. Inicia com o exame de seus requisitos, condições e restrições, abordando o panorama do Acordo, desde seu oferecimento à sua homologação. Prossegue com o estudo do Acordo sob a perspectiva da celeridade procedimental e da justiça penal negocial. Finaliza com a análise da possível inconstitucionalidade deste instrumento, tendo em vista o devido processo legal e demais princípios constitucionais atinentes ao processo penal como um todo, possivelmente mitigados com o oferecimento do Acordo de Não Persecução Penal. Para tanto, utiliza-se o método de abordagem dialético, método de procedimento monográfico e técnica de pesquisa bibliográfica. Conclui que o instrumento pode ser vislumbrado como sendo antagônico ao ordenamento jurídico brasileiro, revelando verdadeira oposição a princípios constitucionais, especialmente quanto ao devido processo legal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-27

Como Citar

TEIXEIRA, P. G. I.; VIDI, T. S.; MOHR, R. S.; MACHADO, J. C.; LOUZADA, U. F. Inviabilidade do acordo de não persecução penal no ordenamento jurídico brasileiro. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 27, p. 341–361, 2021. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/292. Acesso em: 21 nov. 2024.