A justiça restaurativa e a sua aplicabilidade nos conflitos envolvendo adolescentes
Palavras-chave:
Justiça Retributiva, Justiça Restaurativa, AdolescentesResumo
O presente trabalho expõe, inicialmente, a tão discutida e mencionada entre os juristas, crise do sistema de justiça criminal tradicional. Assim, são feitas considerações sobre os resultados negativos apresentados pelo meio de “fazer justiça” de um modelo que centraliza das suas forças na imposição de pena e nada além disso. Tais ponderações servirão como justificativa para apresentarmos um novo modelo, antônimo ao tradicional, mas que pode figurar como uma alternativa àquele. Trata-se do modelo de Justiça Restaurativa, o qual passa a ser explicado num segundo momento e, com a apresentação do modelo restaurativo, passaremos a externar o quanto ele pode ser efetivo e transformador quando aplicado em relação aos conflitos que envolvam adolescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.