O ato administrativo questionado em juízo

ponderação de valores à luz da distribuição dinâmica do ônus da prova

Authors

  • Gustavo Knopp

Keywords:

Atos Administrativos, Presunção de Validade, Legitimidade e Veracidade, Distribuição Dinâmica do Ônus da Prova, Técnica de Ponderação, Direito à Boa Administração Pública, Administração Pública Dialógica, Princípio da Proteção da Confiança

Abstract

No presente estudo, efetua-se uma análise do atributo de presunção de validade dos atos administrativos à luz do regramento processual vigente, que inaugura uma disciplina sobre a distribuição dinâmica do encargo probatório. Com a delimitação da referida presunção e de suas funções, o estudo toma por foco a ponderação de valores relativa à aplicabilidade do método de redistribuição do ônus da prova em face dos atos administrativos. São identificados os princípios colidentes e investigadas as soluções que melhor se conformam ao nosso molde constitucional e ao ideário da legislação processual, em atenção ao princípio da paridade de armas, ao direito à boa administração pública e ao princípio da proteção da confiança, sob o enfoque da necessária dialogicidade no trato da coisa pública.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gustavo Knopp

Pós-graduado em Direito Público pela Escola Superior da Magistratura Federal no Estado do Rio Grande do Sul (Esmafe/RS), em convênio com a Universidade de Caxias do Sul (2016). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Analista Processual da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (de 2014 até o presente).

Published

2018-08-28

How to Cite

KNOPP, G. O ato administrativo questionado em juízo: ponderação de valores à luz da distribuição dinâmica do ônus da prova. Magazine of the Public Defender’s Office of the State of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 21, p. 301–334, 2018. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/142. Acesso em: 4 apr. 2025.

Issue

Section

Guests