Mediação envolvendo idosos

considerações para a prática a partir da experiência da CLIP na Defensoria Pública

Authors

  • Marilene Marodin
  • Fernanda Molinari
  • Herta Grossi
  • Maria Izabel Severo

Keywords:

Mediação envolvendo idosos, Estatuto do idoso, Alienação Parental do Idoso, Mediação na Defensoria Pública

Abstract

Este artigo aborda aspectos sociais e de vulnerabilidade do idoso, evidenciando aportes sociais e legais considerados imprescindíveis para trabalhar questões envolvendo autonomia, convivência e cuidados com pessoas desta faixa etária. Através de um comparativo entre os estatutos do idoso e o da criança e do adolescente, evidencia-se que os interesses dessa parcela da população deve sobrepor-se a qualquer outro juridicamente tutelado, salientando-se, ainda, a possibilidade de aplicação extensiva da Lei de Alienação Parental aos idosos. Por fim, é evidenciada, através de relatos de casos a partir da experiência na Defensoria Pública, como a utilização da mediação de conflitos envolvendo cuidados com idosos, preserva e/ou restabelece laços familiares.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marilene Marodin

Psicoterapeuta de Casal e Família. Mediadora de Conflitos. Diretora da CLIP - Clínica de Psicoterapia e Instituto de Mediação; Coordenadora do Projeto Mediação da Defensoria Pública do Estado do RS. Sócia Fundadora da AMARGS- Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul. Superintendente Regional do CONIMA. Diretora e Coordenadora da Comissão de Psicologia das Famílias do IBDFAM/RS.

Fernanda Molinari

Doutora em Psicologia Forense pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Mediadora de Conflitos pela CLIP. Advogada. Psicanalista Clínica. Docente e Supervisora no Curso de Formação de Mediadores de Conflitos da CLIP Especialista em Direito de Família pela PUC/RS. MBA em Direito Civil e Processo Civil pela FGV. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica. Vice-Presidente da Associação Brasileira Criança Feliz. Diretora do IBDFAM/RS. Coordenadora do Núcleo de Mediação em contextos de Alienação Parental, da CLIP. Sócia fundadora da AMARGS Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do Rio Grande do Sul. Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, na Universidade do Minho/Portugal. 

Herta Grossi

Advogada. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mediadora de Conflitos. Docente e supervisora de estágio no Curso de Capacitação de Mediadores de Conflitos da CLIP. Capacitação em Mediação Escolar. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicopedagogia – seção Rio Grande do Sul - ABPp/RS - Conselho Científico e Assessora de Apoio Jurídico. Membro fundador da  AMARGS – Associação de Mediadores, Árbitros e Conciliadores do RGS. Membro da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS – CEMPR. Especialista da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem - CBMAE FEDERASUL. Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Argentina John F. Kennedy Buenos Aires.

Maria Izabel Severo

Empresária, Conselheira de Administração e Coach; Mediadora, professora e supervisora do Curso de Formação de Mediadores da Clip – Instituto de Mediação; Especialista financeira em equipe de Práticas Colaborativas; Especialista em Finanças e Gestão Empresarial/Fundação Getúlio Vargas.

Published

2016-12-20

How to Cite

MARODIN, M.; MOLINARI, F.; GROSSI, H.; IZABEL SEVERO, M. Mediação envolvendo idosos: considerações para a prática a partir da experiência da CLIP na Defensoria Pública. Magazine of the Public Defender’s Office of the State of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 16, p. 31–50, 2016. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/189. Acesso em: 4 apr. 2025.

Issue

Section

Guests

Most read articles by the same author(s)