Breves reflexões sobre a conformação da curatela e da tomada de decisão apoiada a partir do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Autores/as

  • Charlene Côrtes dos Santos

Palabras clave:

Deficiência, Incapacidades, Direito fundamental, Curatela

Resumen

O presente artigo objetiva analisar a conformação dos institutos assistenciais da curatela e da Tomada de Decisão Apoiada a partir do advento do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Com a internalização da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o direito brasileiro incorporou uma nova concepção da pessoa com deficiência alicerçada no modelo social. O Estatuto promove a autodeterminação e reconhece a autonomia da pessoa com deficiência, atribuindo-lhe capacidade civil plena. Tal inovação normativa produziu efeitos diretos na teoria da incapacidade civil, bem como nos institutos assistenciais, conferindo nova conformação à curatela e introduzindo o instituto da Tomada de Decisão Apoiada no ordenamento jurídico brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Charlene Côrtes dos Santos

Mestranda em Direito Privado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2019-04-20

Cómo citar

SANTOS, C. C. dos. Breves reflexões sobre a conformação da curatela e da tomada de decisão apoiada a partir do Estatuto da Pessoa com Deficiência. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 23, p. 140–162, 2019. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/113. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Convidados