Processo decisório no Tribunal do Júri

influências psicológicas

Autores/as

  • Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros

Palabras clave:

Jurados, Juiz, Decisão judicial, Influências psicológicas

Resumen

Este estudo acadêmico tem como objetivo verificar a incidência de fatores psíquicos sobre o processo de tomada de decisões pelos jurados no Tribunal do Júri. Analisa o processo decisório do juiz togado e leigo sob aspectos jurídicos, hermenêuticos, filosóficos e psicológicos, considerando os avanços da neurociência no estudo da cognição humana. Partindo dessa análise, busca conhecer o posicionamento da literatura especializada sobre o tema, relacionando-o ao modo como são recebidas e julgadas as teses defensivas no Tribunal do Júri. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Conclui-se pela incidência de influências de ordem psíquica no processo decisório dos jurados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros

Regina Célia Rizzon Borges de Medeiros é Defensora Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Especializada em Psicologia Forense pela Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica (SBPJ). Aluna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Jurídica pela IMED.

Publicado

2018-04-15

Cómo citar

MEDEIROS, R. C. R. B. de. Processo decisório no Tribunal do Júri: influências psicológicas. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 20, p. 118–146, 2018. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/152. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Convidados