Um olhar criminológico sobre a relação a dois

Autores/as

  • Betina Heike Krause Saraiva

Palabras clave:

Criminologia, Direito Penal, Violência de gênero, Lei Maria da Penha

Resumen

Este artigo consiste em uma reflexão sobre relações violentas entre homens e mulheres com suporte da Psicologia, da Criminologia e do Processo Penal, numa perspectiva menos formal (positivista) que busca valorizar a atuação de outras ciências para a compreensão do crime, do criminoso, da sociedade e da vítima. Indica que a partir da Lei Maria da Penha o Direito não compactua com qualquer forma de violência e, superando a Criminologia tradicional que reduz homens e mulheres a vítimas ou criminosos, o texto aponta que a verdade no processo é uma aparência e que as verdades trazidas pelas partes, homem e mulher, devem ser vistas pelo Juiz de acordo com as provas e alegações que cada um traz ao feito, pressupondo a incidência da Psicologia, da Sociologia, da História e... do Direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Betina Heike Krause Saraiva

Advogada. Especialista em Ciências Penais (PUCRS). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Doutora em Direito (PUCRS). Professora de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia na Universidade Feevale. Graduanda em Psicologia (PUCRS). Autora das obras Maridos homicidas no Direito Penal da paixão: sua psicologia e reflexo na culpabilidade, publicada pela Editora Feevale e Pena como retribuição e retaliação: o castigo no cárcere, publicada pela Livraria do Advogado.

Publicado

2015-12-20

Cómo citar

SARAIVA, B. H. K. Um olhar criminológico sobre a relação a dois. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 13, p. 142–154, 2015. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/232. Acesso em: 19 sep. 2024.

Número

Sección

Convidados