Direito à saúde sob a ótica da defensoria pública
Resumen
O presente trabalho analisa o processo de judicialização da Saúde e a burocratização na esfera administrativa para que o cidadão tenha acesso ao tratamento de que necessita. Faz-se uma análise do direito à Saúde sob a visão da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, com dados extraídos na Capital, abordando-se temas diretamente relacionados à problemática da Saúde, como a questão orçamentária, a necessidade de laudos pormenorizados, solidariedade dos Entes Federados, tutela antecipada e seus requisitos, dando-se ênfase para os pleitos de medicamentos por se constatar que a maioria das ações judiciais são de pedidos de fármacos. Há o relato de casos concretos que passaram pela Defensoria Pública da Capital e por fim apresentam-se sugestões para solucionar-se a dificuldade do acesso do cidadão/paciente à Saúde, com dignidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.