A saúde da população negra
políticas afirmativas, consciência cultural e social para dirimir o preconceito velado
Palabras clave:
População Negra, Saúde, Políticas Afirmativas, Doenças Invasivas, Preconceito, Racismo, Consciência Cultural e Social, Sistema Único de Saúde, Defensoria Pública, Poder Público, Direitos e Garantias Fundamentais, Dignidade da Pessoa HumanaResumen
O presente trabalho pretende demonstrar os aspectos peculiares da saúde da população negra, estabelecendo um comparativo em relação à população branca. Faz-se uma análise do acesso ao direito fundamental à saúde para os negros, assinalando que o preconceito velado e a falta de orientação e de políticas públicas que assegurem os mais diversos direitos e garantias fundamentais terminam por efetivamente discriminar a população negra. Em decorrência dessa ausência de consciência cultural da sociedade civil, das instituições e dos órgãos públicos em geral, associada às particularidades d organismo do cidadão negro - que é, por vezes, portador de doenças muito mais gravosas e invasivas do que as que acometem o cidadão branco -, há evidente comprometimento à saúde dessa raça/etnia. Apresenta-se a necessidade de políticas afirmativas em prol do cidadão negro e a imprescindível prioridade de tratamento igualitário, diante do racismo cordial enfrentado. Por fim, são apresentadas sugestões para facilitar o acesso do cidadão negro/paciente à saúde, com dignidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.