Ausência de conformação entre o Decreto n° 6.488/08 e o artigo 306 da Lei n° 9.503/979
Palabras clave:
Normas penais em branco, Bafômetro, Limites ao poder regulamentar do Estado, Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro, Decreto nº 6.488/08Resumen
O uso do bafômetro tem gerado inúmeras controvérsias no con-trole do uso de bebidas alcoólicas pelos motoristas brasileiros. Respeitadas as posições a respeito do tema, trata-se de eficaz instrumento de combate à irres-ponsabilidade de motoristas embriagados, que causam a maioria dos acidentes de trânsito. Contudo, apesar das boas intenções por trás do uso do aparelho, verifica-se que a legislação que o criou encontra-se eivada de um vício gra-víssimo. O Código de Trânsito Brasileiro delegou o regramento do bafôme-tro para o Poder Executivo, para fazê-lo através de um decreto regulamentar. Este, por sua vez, por conter ilegalidade séria, deixa o Código de Trânsito, verdadeira norma penal em branco, sem qualquer complemento legal e, por-tanto, sem possibilidade de aplicação a qualquer caso concreto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.