A alienação fiduciária de bem imóvel e o direito à moradia
Palabras clave:
Direito à moradia, função social da propriedade, direito privado, direito de propriedadeResumen
O direito à moradia está disciplinado na Constituição Federal de 1988 como um direito e garantia fundamental, porém, o acesso a esse direito é um dos maiores problemas sociais no Brasil, em especial, aos consumidores de baixa renda. A alienação fiduciária de bem imóvel, modalidade de garantia, pode ser um instrumento de estímulo ao segmento da construção civil. Assim, procura-se observar as origens e natureza do instituto e a evolução até os dias atuais, abordando o perfil dogmático, a sua natureza jurídica, a distinção para com outras formas de garantia. Ao final analisa-se à contrato de financiamento e a cessão de direitos, bem como os procedimentos de reversão e consolidação da propriedade fiduciária em nome do devedor ou do credor, mediante o cumprimento ou descumprimento das cláusulas contratuais e, inclusive, com a necessária observância do direito ao contraditório e a necessária incidência do CDC.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.