A desestabilização das relações familiares e sociais provocadas pelo cárcere feminino

um estudo realizado no presídio estadual de canela

Autores/as

  • Jones Mariel Kehl
  • Bruna de Carvalho Fagundes de Lima

Palabras clave:

Cárcere feminino, Criminalidade feminina, Contexto social, Estrutura familiar

Resumen

Com o incremento da criminalidade feminina, cresce também a necessidade de perquirir a respeito das principais razões que levam mulheres a delinquir, especialmente a traficância, crime que mais encarcera mulheres no Rio Grande do Sul. Nesse diapasão, o presente trabalho tem como objetivo analisar as especificidades da criminalidade feminina, chamando a atenção para o contexto social em que a mulher está inserida, bem como as consequências do cárcere feminino que geram o rompimento de laços familiares. Para tanto, a pesquisa basear-se-á em entrevistas semiestruturadas, por meio de trabalho etnográfico (observação assistemática), com quatro detentas do Presídio Estadual de Canela (PECAN), na cidade de Canela, RS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jones Mariel Kehl

Advogado. Mestre em Direito Público. Professor de Direito Penal das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Coordenador do Projeto de Pesquisa “Os meios autocompositivos de resolução de conflitos e seus reflexos no desenvolvimento regional do Vale do Paranhana”.

Bruna de Carvalho Fagundes de Lima

Estagiária Forense da Defensoria Pública de São Francisco de Paula. Acadêmica em Ciências Jurídicas e Sociais das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Integrante do Projeto de Pesquisa “Os meios autocompositivos de resolução de conflitos e seus reflexos no desenvolvimento regional do Vale do Paranhana”, com bolsa de Iniciação Científica FACCAT. 

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

KEHL, J. M.; LIMA, B. de C. F. de. A desestabilização das relações familiares e sociais provocadas pelo cárcere feminino: um estudo realizado no presídio estadual de canela. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 25, p. 120–139, 2019. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/65. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Convidados