Segurança pública no Brasil e o desafio da democratização das instituições policiais
Palavras-chave:
Segurança Pública no Brasil, l. Democratização das instituições policiais, Legitimidade social, Universalidade da Segurança PúblicaResumo
A partir de uma análise sobre Segurança Pública no Brasil, se propõe uma reflexão sobre seu papel na democratização das instituições policiais. Pretende-se demonstrar que a forma como vem sendo conduzida a questão da Segurança Pública aponta para dados alarmantes sobre letalidade policial voltada para a população pobre, negra e jovem. Realiza-se um estudo teórico a respeito do campo organizacional da segurança pública e como os últimos governos a recepcionaram a partir da análise de políticas públicas de segurança mais voltadas para o cidadão. Traz-se ao debate a questão da legitimidade social que permeia a atividade policial, a fim de apontar para caminhos que possibilitem uma efetiva democratização das instituições policiais pautada na universalidade da segurança pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.