(In)imputabilidade indígena

um debate entre o direito consuetudinário e o direito estatal

Autores

  • Bruna Sebastiani Baptista
  • Henrique Fensterseifer da Silva
  • Jaqueline Reginaldo de Almeida
  • Tatiane Meinhard Lowe
  • Vitória Damião da Silva
  • Vera Maria Werle

Palavras-chave:

índios, (In)imputabilidade penal, Culpabilidade, Direitos indígenas

Resumo

O presente estudo tem como objetivo averiguar a posição que o ordenamento jurídico brasileiro vem adotando em relação à responsabilização penal dos povos indígenas. Para tanto, a pesquisa analisou a conjuntura do índio desde a colonização brasileira até os dias atuais, abordando a proteção conferida nos textos constitucionais brasileiros, tratados e convenções internacionais incorporados ao ordenamento pátrio que asseguram os direitos humanos e fundamentais aos povos indígenas, para assim debater o tema central do trabalho: o tratamento jurídico-penal dispensado ao indígena. Evidentemente que, em razão da diferença cultural, os indígenas necessitam de um tratamento particular na seara penal que considere sua cultura, crenças e tradições. Sob esse entendimento o estudo analisa a tese da exclusão da culpabilidade em razão do erro de proibição ou da inexigibilidade de conduta diversa como uma solução adequada ao tratamento penal dos povos indígenas, com a finalidade de corporificar, na seara, os direitos à autodeterminação e a manifestação cultural, protegidos constitucionalmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Sebastiani Baptista

Acadêmica do 4° período do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA.

Henrique Fensterseifer da Silva

Acadêmico do 4° período do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA.

Jaqueline Reginaldo de Almeida

Acadêmica do 4° período do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA. Bolsista de Iniciação Científica da referida Instituição.

Tatiane Meinhard Lowe

Acadêmica do 4° período do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA.

Vitória Damião da Silva

Acadêmica do 4° período do curso de graduação em Direito do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA.

Vera Maria Werle

Graduada em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo/IESA. Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ. Professora titular do IESA Santo Ângelo nos cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

BAPTISTA, B. S.; SILVA, H. F. da; ALMEIDA, J. R. de; LOWE, T. M.; SILVA, V. D. da; WERLE, V. M. (In)imputabilidade indígena: um debate entre o direito consuetudinário e o direito estatal. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 15, p. 131–162, 2016. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/208. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Convidados