A ação popular como ferramenta para o exercício da cidadania
Palavras-chave:
Ação Popular. Cidadania. Direito ConstitucionalResumo
O presente artigo objetiva analisar a importância da ação popular como ferramenta para o exercício da cidadania. Para tanto, explora aspectos históricos relacionados ao desenvolvimento da cidadania, desde as suas origens, e à evolução da ação popular no Brasil. Com vistas a examinar maneiras pelas quais a utilização do instrumento pode ser expandida, reflete, principalmente, acerca da necessária ressignificação do conceito de cidadão, na qualidade de pessoa legitimada a propor uma ação popular. Traz, ainda, a dupla importância da Defensoria Pública na seara, enquanto instituição que não apenas presta atendimento a vulneráveis, como também a eles se dirige para realizar verdadeira educação em matéria de cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.