A responsabilidade civil por sharenting
Palavras-chave:
Abuso de Direito. Direito à imagem. Extimidade. Responsabilidade Civil. SharentingResumo
O presente artigo discorre sobre a responsabilidade civil dos pais diante do sharenting e a sua opinião sobre a prática. Buscou-se responder se os pais podem ser responsabilizados pela prática de sharenting e, com base na pesquisa aplicada, qual a opinião deles sobre o tema? A metodologia aplicada foi: método de abordagem dedutivo; o método de procedimento monográfico; e a técnica de pesquisa parcialmente direta e outro tanto indireta. Quanto a pesquisa direta, ela teve natureza exploratória-descritiva de abordagem quantitativa, sendo meramente opinativa e integralmente anônima. O texto divide-se em três capítulos: o sharenting e a sua interrelação com a extimidade; a responsabilidade civil dos pais; e, por fim, a opinião dos cuidadores acerca da prática. Ao final, concluiu-se que, a priori, os pais podem eventualmente ser responsabilizados civilmente pela prática danosa de abuso de direito. Acerca da sua própria opinião, entende-se que os pais não se opõem ao sharenting, acreditando que possuem o direito de publicarem imagem dos filhos, bem como negam que violam direitos ou causam danos com tal prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.