Encarceramento da população negra
análise do sistema punitivo brasileiro com base na teoria do Labeling Approach e na Criminologia Crítica
Keywords:
Criminologia Crítica, Encarceramento, Labeling Approach, Negros, RacismoAbstract
O presente artigo trata sobre a aplicação da Teoria do Labeling Approach ou Rotulação Social e da Criminologia Crítica para analisar as estatísticas de encarceramento/aprisionamento da população negra brasileira. Deste modo, a presente pesquisa tem a seguinte problemática: analisando o atual cenário de encarceramento e homicídios da população negra, pode-se afirmar que este grupo social é o alvo preferencial do sistema punitivo brasileiro e das agências de controle social formal, segundo a Teoria do Labeling Approach e Criminologia Crítica? Portanto, o objetivo geral trata-se de verificar se a população negra é o alvo preferencial do sistema punitivo brasileiro e das agências de controle social formal, com enfoque na análise do sistema prisional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.