As novidades legislativas sobre a regularização fundiária
Palavras-chave:
Regularização Fundiária , Lei 11.977/2009, Função Social da Propriedade, Estatuto da Cidade, Política Pública, Demarcação Urbanística, Legitimação de Posse, Usucapião Administrativa, Lei de Registros PúblicosResumo
O texto discorre acerca da Lei 11.977/ 09, observando a regularização fundiária em áreas consolidadas urbanas, como forma de adequar essa política pública as reais necessidades de uma expressiva parcela da população, que reside de forma irregular em loteamentos irregulares, clandestinos ou aut oconstruidos. Desde a Constituição Federal de 1988, superou-se o paradigma liberal, a fim de atender as necessidades da coletividade, na perspectiva da função social da propriedade e da posse. Em seguida, o Estatuto da Cidade agregou-se ao ordenamento pátrio com diretrizes e instrumentos para sanar as mazelas advindas da ilegalidade de muitas áreas, ocupadas pela população de baixa renda. Agora, somam-se aos instrumentos já postos na legislação brasileira a Lei 11.977 / 2009, que t raz um meio de regularizar essas áreas informais sem necessidade do crivo do Poder Judiciário, ou seja, implementa a usucapião administrativa, além de apresentar outras r egras sobre regularização fundiária e alterações na Lei de Registros Públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.