Dos processos de empobrecimento do discurso jurídico no Brasil

Autores

  • Domingos Barroso da Costa

Palavras-chave:

Discurso, Enunciação, Direito, Constituição, Nós minimal

Resumo

O presente estudo objetiva abordar como se constrói e expressa o discurso jurídico no Brasil atual, nos âmbitos da criação, interpretação e aplicação do direito. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica centralizada na obra “Petit traité de la bêtise contemporaine” (2012), de Marilia Amorim, procuramos demonstrar como o desprezo a referências estáveis para organização das funções que compõem o circuito de enunciação do direito é corrosivo para a construção de um nós minimal. À guisa de conclusão, apontamos como o desrespeito à Constituição e a submissão de legisladores e aplicadores do direito a uma opinião pública falseada para cobrir interesses privados que flutuam segundo os humores do mercado representa grave obstáculo à construção de uma comunidade minimamente coesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Domingos Barroso da Costa

Graduado em Direito pela UFMG; Especialista em Direito Público e Criminologia; Mestre em Psicologia; Defensor Público no Rio Grande do Sul; Psicanalista em formação pelo CEPdePA/Serra.

Downloads

Publicado

2019-04-20

Como Citar

COSTA, D. B. da. Dos processos de empobrecimento do discurso jurídico no Brasil. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 23, p. 13–25, 2019. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/103. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Convidados