Sistema penal e seletividade social

o sistema penal como reprodutor da desigualdade social

Autores

  • Victor Matheus Bevilaqua

Palavras-chave:

Sistema penal, Controle formal, Desigualdade social, Seletividade, Criminalização, Criminologia Crítica

Resumo

O presente artigo científico tem como objetivo abordar a operacionalidade do subsistema penal, suas práticas e seus efeitos na sociedade, bem como as suas funções latentes, contrastando-as com a sua programação normativa teleológica que a (auto)legitima, embora em permanente crise, a partir de uma visão crítica, baseada, sobretudo, nos estudos da Criminologia Crítica. A partir disso, redefine-se o conceito corrente de criminalidade como seletividade, onde a regra é a impunidade/imunidade e a seleção a exceção no sistema penal, que se dá fundamentalmente com base nos estereótipos criminais, do autor e da vítima. Ao final, busca-se explicitar a função real do sistema penal como reprodução material e ideológica da desigualdade social, isto é, o sistema penal como instrumento a garantir a vigência do sistema capitalista patriarcal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Matheus Bevilaqua

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul (PUC/RS; 2013/2). Aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUC/RS (Especialização em Ciências Penais Ed. 2014/2015). Assessor de Juiz na Comarca de General Câmara/RS.

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

BEVILAQUA, V. M. Sistema penal e seletividade social: o sistema penal como reprodutor da desigualdade social. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 15, p. 89–104, 2016. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/205. Acesso em: 19 set. 2024.

Edição

Seção

Convidados

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)