Sistema penal e seletividade social
o sistema penal como reprodutor da desigualdade social
Palavras-chave:
Sistema penal, Controle formal, Desigualdade social, Seletividade, Criminalização, Criminologia CríticaResumo
O presente artigo científico tem como objetivo abordar a operacionalidade do subsistema penal, suas práticas e seus efeitos na sociedade, bem como as suas funções latentes, contrastando-as com a sua programação normativa teleológica que a (auto)legitima, embora em permanente crise, a partir de uma visão crítica, baseada, sobretudo, nos estudos da Criminologia Crítica. A partir disso, redefine-se o conceito corrente de criminalidade como seletividade, onde a regra é a impunidade/imunidade e a seleção a exceção no sistema penal, que se dá fundamentalmente com base nos estereótipos criminais, do autor e da vítima. Ao final, busca-se explicitar a função real do sistema penal como reprodução material e ideológica da desigualdade social, isto é, o sistema penal como instrumento a garantir a vigência do sistema capitalista patriarcal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.