Sistema penal e seletividade social

o sistema penal como reprodutor da desigualdade social

Autores/as

  • Victor Matheus Bevilaqua

Palabras clave:

Sistema penal, Controle formal, Desigualdade social, Seletividade, Criminalização, Criminologia Crítica

Resumen

O presente artigo científico tem como objetivo abordar a operacionalidade do subsistema penal, suas práticas e seus efeitos na sociedade, bem como as suas funções latentes, contrastando-as com a sua programação normativa teleológica que a (auto)legitima, embora em permanente crise, a partir de uma visão crítica, baseada, sobretudo, nos estudos da Criminologia Crítica. A partir disso, redefine-se o conceito corrente de criminalidade como seletividade, onde a regra é a impunidade/imunidade e a seleção a exceção no sistema penal, que se dá fundamentalmente com base nos estereótipos criminais, do autor e da vítima. Ao final, busca-se explicitar a função real do sistema penal como reprodução material e ideológica da desigualdade social, isto é, o sistema penal como instrumento a garantir a vigência do sistema capitalista patriarcal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Matheus Bevilaqua

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul (PUC/RS; 2013/2). Aluno do Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais da PUC/RS (Especialização em Ciências Penais Ed. 2014/2015). Assessor de Juiz na Comarca de General Câmara/RS.

Publicado

2016-08-26

Cómo citar

BEVILAQUA, V. M. Sistema penal e seletividade social: o sistema penal como reprodutor da desigualdade social. Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 15, p. 89–104, 2016. Disponível em: https://revistadpers.emnuvens.com.br/defensoria/article/view/205. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Convidados

Artículos más leídos del mismo autor/a