RONALD DWORKIN: PRINCÍPIOS E INTEGRIDADE
Palavras-chave:
Constitucionalismo contemporâneo, Princípios, IntegridadeResumo
Este estudo aprofunda a teoria do direito como integridade de Ronald Dworkin, focando nos princípios e na interpretação como elementos centrais dessa abordagem. O objetivo é compreender como os princípios desempenham um papel essencial na atividade jurídica, orientando as decisões de acordo com valores morais da sociedade. A interpretação construtiva é analisada como um processo criativo e reflexivo na busca da resposta correta para cada caso concreto. Como resultado se concluiu que teoria de Dworkin oferece uma visão crítica ao positivismo jurídico, enfatizando a importância da legitimidade moral das decisões judiciais e da coerência do sistema legal.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ÁVILA, Humberto. Teoria dos Princípios: da definição a aplicação dos princípios jurídicos. 4. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.
BITENCOURT, Caroline Müller; CALATAYUD, Eduardo Dante; RECK, Janriê Rodrigues. Teoria do direito e discricionariedade: fundamentos teóricos e crítica ao positivismo. Santo Cruz do Sul: Essere nel Mondo, 2014.
CAMPOS, Adriana; ARDISSON, Daniel Piovanelli. O Direito como Integridade na Jurisdição Constitucional: análise sobre o aborto segundo a proposta de Ronald Dworkin. In: Revista Sequência, Florianópolis, n. 67, p. 251-276, dez. 2013.
CHUEIRI, Vera Karam de. DWORKIN, Roanld, 1931-. In: BARRETTO, Vicente de Paulo (Coord.). Dicionário de filosofia do direito. São Leopoldo: Editora Unisinos; Rio de Janeiro: Renovar, 2006.
DECAT, Thiago Lopes. Racionalidade, valor e teorias do direito. Belo Horizonte: Editora D’Plácito, 2015.
DIMOULIS, Dimitri. Positivismo jurídico: Introdução a uma teoria do direito e defesa do pragmatismo jurídico-político. São Paulo: Editora Método, 2006, Coleção Gilmar Mendes, Série 2.
DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DWORKIN, Ronald. O império do direito. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
FERRAJOLI, Luigi et al. Garantismo, hermenêutica e (neo)constitucionalismo: um debate com Luigi. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.
GUEST, Stephen. Ronald Dworkin. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: Entre a faticidade e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003, v.1.
LOIS, Celília Caballero. Direito, racionalidade e constituição: a superação dos impasses provocados pelo neoconstitucionalismo contemporâneo, a partir da teoria do direito como integridade. Revista Sequência, Florianópolis, n. 52, jul. 2006.
RODRIGUES, Sandra Martinho. A interpretação jurídica no pensamento de Ronald Dworkin. Coimbra: Almedina, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Qualquer usuário tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Não-Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.